O PROJETO

A FliSamba - Festa Literária do Samba e Resistência Cultural é uma iniciativa do Renascença Clube, que visa a fomentar a cultura do samba cada vez mais presente em obras literárias, e reafirmar a sua proposta de contribuir com a promoção de todos os segmentos culturais de matriz africana tradicionais na cidade do Rio de Janeiro.

O evento foi criado com base no enriquecimento cultural que o samba promove nas suas comunidades de origem, no ambiente acadêmico, na população de maneira geral, considerando-se a grande oferta de livros sobre o tema em destaque em livrarias, bibliotecas públicas e escolares.

A proposta da criação da FliSamba partiu dos jornalistas e curadores do evento Asfilófio de Oliveira Filho e José Reinaldo Marques, para quem um dos objetivos principais do projeto é promover o intercâmbio da diversidade cultural afro-brasileira presente na música e na literatura. Outra proposta é ampliar o acesso de autores e autoras afrodescendentes no circuito comercial de livrarias e editoras.

A opinião dos curadores é referendada pela escritora Conceição Evaristo, homenageada na primeira edição da FliSamba, realizada em 2016: “A ideia de realizar a FliSamba é genial e precisa ser continuada, para que cada vez mais as pessoas entendam que o livro é um produto cultural de pertencimento e direito de todos”.

Música, gastronomia e empreendedorismo também são destaque na FliSamba 2018, ao lado de escritores, editoras e livrarias. Trata-se de um evento cultural aberto a todos os segmentos de públicos, que durante três dias terão a oportunidade de participar de lançamentos de livros, rodas de conversas com os autores, oficinas literárias e de desenho para estudantes e o público infantil.

Desde 2016, a FliSamba oferece, anualmente, no Renascença Clube, agremiação que valoriza a cultura negra e atrai todos os segmentos de público, oportunidade para o encontro com manifestações culturais diversificadas. Além da literatura, sua programação engloba homenagens especiais a ícones do samba, da MPB e das comunidades tradicionais de cultura negra.

O projeto é um espaço privilegiado para lançamentos de livros, exposições, palestras, diálogo com autores, rodas de samba, cinema, gastronomia e exposição de produtos de empreendedores afro-brasileiros.

INEDITISMO

A FliSamba é o primeiro e mais tradicional evento literário do gênero no Brasil, que reúne sambistas, escritores, poetas e empreendedores cuja produção tem como base a cultura afro-brasileira e o samba carioca.

Trata-se de mais uma ação inovadora do Renascença Clube, que há mais seis décadas firmou-se como um dos principais influenciadores e promotores da diversidade cultural afro-brasileira, por meio de atores e ações que se tornaram referência da produção cultural e de entretenimento do Rio de Janeiro.